O primeiro curso de teatro do Bando Cultural Favelados do ano foi um verdadeiro triunfo! Os alunos futuros atores emocionaram-se e motivaram-se, saindo com a saúde mental e a autoconfiança renovada com o incrível trabalho inovador chamado PsicArte onde as psicanalistas e diretoras Vanessa Fontana e Renata Fabris fazem toda a diferença na preparação e formação de atores.
O curso de teatro com direção geral de Castelo Branco e uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi estartado com ‘PsicArte – Arte e Saúde Mental do Ator’, onde os participantes tiveram a oportunidade de explorar seu potencial artístico de uma forma única. Vanessa Fontana e Renata Fabris combinaram terapia psicanalítica em grupo, hipnose e dança terapêutica para promover a confiança e a criatividade. E os resultados foram surpreendentes! Acreditamos que a saúde mental é essencial para um desempenho teatral de qualidade, e ao longo do curso, os participantes mergulharam em técnicas que fortaleceram o equilíbrio emocional e a expressão autêntica. A combinação da hipnose e da dança terapêutica mostrou-se poderosa, permitindo que os participantes explorassem suas habilidades artísticas em um nível mais profundo.
Alguns atores também passaram por uma entrevista pelo Diretor Daniel Santos e a Diretora Daiane Mayer e já estarão escalados para o espetáculo teatral O Pequeno Príncipe do Projeto Escola. O trabalho PsicArte aborda o Teatro para a Saúde Mental do Ator e é uma experiência inovadora e única, que vai além das técnicas tradicionais.
O curso ocorreu na Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro