O ator, locutor, apresentador, radialista, comediante e um dos principais dubladores brasileiros, José Santa Cruz, celebrando hoje seu aniversário de 93 anos de vida.
José Santa Cruz Costa nasceu em Picuí, na Paraíba, no dia 14 de março de 1929. Morando em Campina Grande, o artista começou na Rádio Cariri, em 1948, onde trabalhou como locutor. José Santa Cruz é um dos artistas brasileiros mais antigos na ativa.
No rádio desde a década de 1940, ele atua no cinema e televisão, geralmente nos programas humorísticos, e também é um dos dubladores mais requisitados do país. No rádio, criou o personagem Bombinha, um garoto que caiu no gosto popular. Foi o menino Bombinha quem também o levou para a televisão, quando o programa passou a ser exibido pela TV Rádio Clube de Recife, em 1959 (José Santa Cruz já havia feito algumas apresentações na televisão, em 1956, quando fazia uma temporada no Rio de Janeiro, mas não tinha contrato fixo na época).
Sendo um dos artistas que inauguraram a emissora, também atuou em teleteatros, onde contracenou com nomes como Heloísa Helena, Arlete Salles e Lúcio Mauro. Outro personagem imortalizado pelo artista, é o Jojoca, personagem que o acompanhou ao longo de toda a sua carreira.
O artista que passou por grandes emissoras do país, tem em seu currículo, papéis no cinema, mas na dublagem, que entrou em 1973 na Herbert Richers, passou por todos os principais estúdios de dublagem do Rio de Janeiro. Ele dublou o ator Bernard Lee em vários filmes (redublagem) de 007, e também foi a voz de Danny DeVito, Peter Boyle (em O Jovem Frankenstein), Sean Connery (em Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões), Morgan Freeman (em Amistad) e de muitos outros atores. Em séries de TV, é conhecido por dublar o Sr. Omar em Todo Mundo Odeia o Chris (com o bordão trágico) e Dino da Silva Sauro (querida cheguei) em Família Dinossauro. Nos desenhos animados, é mais lembrado pela voz do Magneto em X-Men e X-Men Evolution, entre tantos outros.