
Na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, o jornalista Rafael Gomes fará uma comemoração para celebrar seu aniversário de 39 anos. Para a seleta e influente lista de convidados, (evento fechado), o aniversariante pediu a doação de latas de leite em pó para ajudar instituições de apoio a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. A realização do evento será no restaurante Rústico Ferro e Fogo, na Ilha do Governador, no Jardim Guanabara, com apoio da Sadlac produções e eventos.
Rafael Gomes, recém empossado Diretor Social da AIB – Associação da Imprensa do Brasil e presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão da AIB, recebeu o prêmio Mérito Social 2024. É secretário-geral da Diretoria de Defesa da Diversidade da OAB/RJ (triênio 2025-2027) e possui uma trajetória relevante em órgãos públicos e no terceiro setor, incluindo sua atuação junto à Casa Nem, primeiro abrigo LGBTQIAP+ do Brasil.
Além das funções atuais que ocupa, Rafael Gomes é um dos mais respeitados assessores de imprensa. Em seu casting, nomes de peso do cenário político, da área de entretenimento, marcas e, principalmente, de relevância no grupo do 3º setor.

Trajetória profissional dedicada à inclusão social
A carreira de Rafael é marcada por uma forte atuação em favor da diversidade e dos direitos humanos. No executivo municipal, integrou a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro. No âmbito estadual, atuou nas secretarias de Trabalho e Renda, além da pasta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. No legislativo, contribuiu com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado do Rio, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O comunicador colabora com a gestão de projetos que visam à proteção e promoção dos direitos de grupos minoritários, incluindo mulheres, idosos, pessoas com deficiência, a comunidade LGBTQIAP+, defesa da liberdade religiosa e igualdade racial.
Sua experiência em instituições como o Grupo Pela Vidda, a Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, o Projeto Social Nóiz, a Rede Incluir, a Casa Nem e o Abassá do Caboclo Arranca Toco de Aruanda, são alguns dos exemplos.
Fotos Divulgação/ AIB