Aline Malafaia, jornalista e apresentadora do RJ da Sorte, que vai ao ar aos domingos na Band, tinha uma queixa recorrente que a acompanhava ao longo da vida. Um desvio de septo a impedia de respirar livremente prejudicando o seu trabalho à frente das câmeras.
Durante muitos anos, Aline que também foi apresentadora do Shoptime por quatro anos, refutou a ideia de realizar uma cirurgia plástica reparadora, a única solução para o seu caso.
“Tinha muito medo de mexer na parte funcional e, com isso, ficar com um nariz muito diferente, que não pertencesse ao meu rosto”, lembra Aline. “Mas foi preciso encarar a cirurgia. Tinha grandes dificuldades para respirar e perdia o fôlego durante o trabalho”.
A cirurgia de Aline foi realizada no final de junho pela cirurgiã plástica carioca especializada em rinoplastia, Ana Claudia Roxo. A médica é professora do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e dona de uma clínica que leva seu nome na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
“A Aline tinha uma disfunção na respiração por causa de um desvio de septo muito grande. Além disso, a parte óssea dela também era desviada, o que piorava muito a sua respiração”, explica a médica.
Uma das recomendações de Aline antes da operação era que Ana Claudia não mexesse muito em seu nariz para não descaracterizar a sua natureza étnica, que era muito acentuada e a sua marca registrada. “Suavizei suas linhas estéticas dorsais e consertei sua parte funcional. A cirurgia foi muito bem sucedida”, comemora Ana Claudia.
Mais ritmo
Dois meses após a cirurgia, Aline constata que a diferença na parte estética é praticamente imperceptível e seu desempenho no trabalho melhorou sensivelmente. “Hoje eu não fico tão afogada! Tem um pouco de treino, exercício de fonoaudiologia para fazer agora, mas já sinto que estou respirando melhor e isso me dá mais ritmo, mais agilidade e me deixa ganhar fluidez e velocidade. Termino meu trabalho menos cansada”.