Preocupados com o meio ambiente, o reaproveitamento e reciclagem como exemplo de sustentabilidade e responsabilidade com o uso de recursos naturais e sua relação com a vida e o trabalho, a empresa Azimut Yachts que esteve presente no evento Rio Boat Show 2023, apoiou um projeto que tem o incentivo da Universidade Federal Fluminense.
A Azimut em parceria com a marca BEM LEVE, água mineral e água de coco, que são envazadas em embalagens com matéria prima de fonte sustentável, base planta, tomaram a iniciativa de apoiar um projeto nobre. Durante o evento do Rio Boat Show 2023 armazenou todo o resíduo utilizado do stand, durante nove dias de evento, entre os dias 29 de abril até 8 de maio. Foram mais de 1000 embalagem, aproximadamente 70 quilos de resíduos.
As embalagens foram destinadas para dois projetos: Beleza Negra e Ecojoias. O Beleza Negra é uma iniciativa do edital de incentivo à cultura do governo do estado do Rio de Janeiro com apoio da Universidade Federal Fluminense, aonde oficinas técnicas de assessórios afros são produzidos para ensinar mulheres a terem uma profissão e para incentivar o empreendedorismo em todo o estado. Os polos da cidade do Rio de Janeiro, Angra dos Reis e de Cabo Frio foram contemplados com esses resíduos que se tornarão matéria prima para a produção desses acessórios. A autora do projeto “Beleza Negra”, Thatiane Castelo Branco, ressaltou a importância dessa ação.
“Somos um pingo no oceano, mas estou lisonjeada de empresas como a Azimut e Bem Leve, serem parceiras desse projeto que tanto nos orgulha. Muitas mulheres aprendem o ofício de fazer acessórios e passam a ter sua independência financeira, transformam suas vidas e seus destinos a partir disso.”
afirmou a curadora cultural.
A designer Carol Barreto da marca Ecojoias, também recebeu parte do material e esteve no stand da Azimut, durante o RBS 2023, para conhecer a empresa, explanar sobre o projeto e na ocasião presenteou algumas colaboradoras.
“Sempre fui preocupada com o meio ambiente e em 2005 nasceu minha marca. Reutilizando o plástico de embalagens como as de shampoo e amaciante, que deram vida a joias e acessórios leves, coloridos e sustentáveis. Em 2005, pouco se falava sobre consumo consciente, economia circular e a popularização do novo luxo, feito de materiais produzidos a partir de resíduos ainda não tinha ganho força no Brasil. Vamos fazer um acessório inédito para a Azimut com essas embalagens que foram doadas para minha marca. Estou extremamente feliz com tantas possibilidades e conhecer essa iniciativa da Azimut me enche de esperança.”
“O conceito de falar em peças de impacto positivo, produzidas a partir de resíduos como plástico, papel e alumínio que têm grande impacto em sua extração, traz para discussão o conceito de economia circular, pautado por quebrar os padrões de descartar, e tem sido uma pauta importante para nossa empresa, é também um convite para o empreendedorismo. Ter apoiado essa pequena ação no RBS já nos enche de orgulho.”
afirmou a coordenadora de marketing, Michelle Boschetti.
A Azimut também possui um projeto de reaproveitamento de retalhos de couro e tecido que é inédito na marca e que reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e apoio às causas ecológicas, utilizando recortes de couro em perfeito estado que não poderiam ser utilizados na produção das embarcações e iriam a descarte e são transformados em itens úteis como necessaire, tags de mala, porta óculos, porta copos, chaveiros e itens de escritório como pastas e mouse pads. Ressignificando esses materiais, a Azimut demonstra seu empenho em uma economia circular, partilhando a visão de um futuro mais sustentável.